Acreditamos que a vontade de mudança seja muito importante no indivíduo, mas DEUS é a essência para essa mudança. A percepção de que nunca estamos sós e que temos sempre um Poder Superior por nós, que pode nos amparar, é importantíssimo nessa fase de transição e mudanças bruscas. São destinados a espiritualidade um bom tempo do tratamento, para promover o encontro do indivíduo com Deus.
Na oração da manhã, é colocado o Evangelho do dia, as leituras e os Salmos, onde todos os acolhidos podem colocar sua visão sobre as leituras expostas, sempre trazendo para a realidade de recuperação. Antes de toda refeição se agradece a Deus pela providencia do sustento.
A tarde é recitada a oração do Santo Terço, sempre respeitando o princípio religioso do acolhidos que nesse momento tem a opção em participar. A orientação religiosa que seguimos é católica, mas acolhermos a todos sem nenhum tipo de preconceito religioso. Não é exigido do acolhidos a conversão religiosa (aceitamos pessoas de todas as religiões, inclusive ateus), mas todos devem participar das reuniões em grupo.
Acreditamos que haja uma importância muito grande nesse aspecto do tratamento, pois o Dependente Químico, normalmente encontra-se perdido e sozinho em “seu mundo” e durante a fase de internato, trabalhamos para que ele perceba que nunca está só e “se ele permitir”, encontrará ajuda e forças para livrar-se do vício no próprio Deus.
A aceitação deste PODER SUPERIOR é encarada de forma natural, sem fanatismo ou imposição. Quando achamos que tudo está perdido, sempre existe um caminho, uma verdade e uma nova vida, e se chama JESUS!!