O tratamento na Comunidade Novo Sinai visa a recuperação do dependente químico, através de terapias, sem a utilização de medicamento psicotrópico (somente utiliza-se medicamentos em casos que, nosso médico achar necessário) nunca para conter o dependente que não queira o tratamento. Mantemos um trabalho voltado a reintegrar ao convívio social sadio, indivíduos que tiveram sua estrutura de vida desorganizada (família, trabalho, estudos, amigos, etc.), em função dos prejuízos acarretados pelo abuso e dependência de substâncias psicoativas.
Visamos promover no indivíduo força de vontade de viver, sem a utilização de nenhum tipo de drogas ou álcool. Fazer com que, ao sair, o mesmo tenha em suas mãos, meios de viver na sobriedade, sabendo dizer “NÃO”, a tudo que lhe é inconveniente e prejudicial, à sua integridade física, emocional, espiritual, mental e social.
Fortalecer autoestima, pois mostramos através de ações objetivas, seu valor na sociedade, sua importância familiar, etc. e trabalhamos a aceitação de suas limitações. Mostramos ao dependente químico que: “ELE PODE SER FELIZ!” Sem o uso de subterfúgios, ser filho de Deus basta e é o suficiente para a plena felicidade. Existem muitos métodos de tratamento, mas, nenhum funciona sem o desejo pessoal do indivíduo. Aplicamos no tratamento, a ideologia dos Alcoólicos Anônimos (A.A.) e Narcóticos Anônimos (N.A.) – “Os Doze Passos” e também a ideologia do Amor Exigente – “Os Doze Princípios”, ou seja, são passados ensinamentos que visam uma profunda mudança de vida.
Esses métodos são utilizados no mundo inteiro com muito sucesso em indivíduos que realmente querem recuperar-se.
Utilizamos um TRIPÉ que nos alicerça e repassamos o mesmo aos nossos acolhidos: ESPIRITUALIDADE, TRABALHO e DISCIPLINA. Unindo estes três princípios o indivíduo torna-se íntegro e assim menos vulnerável aos acontecimentos exteriores.